PROYECTO ARTÍSTICO
INTERNACIONAL


EDICIÓN 2008


Fátima Wentz Antunes


CHAPECO

Brasil

22 maio
Director del proyecto
DANIEL ACOSTA
Coordinadora
Ximena Narea


ARGENTINA


MEXICO

SUECIA


ESPAÑA

PERÚ

COLOMBIA

BRASIL
BLOGG
Espacio abierto
Open space

SOSTIERRA 2008














Em 2005 após contato com Daniel Acosta criador do SOS TIERRA arte em acción, em Buenos Aires, organizamos em Chapecó,Brasil o projeto SOS TERRA arte em ação contatando com educadores e artistas plásticos. O trabalho do SOS TERRA em Chapecó, consiste em oficinas de arte,bpalestras, exposições e ações pontuais junto a outras Associações Ambientalistas e junto a Fundação Cultural na tentativa de atingir a população, à perceber através da arte e da educação ambiental novas possibilidades para a vida, onde o mais importante seja a natureza e possamos viver em harmonia.

Focamos entre outros temas a importância da separação do lixo, o reaproveitamento e reciclagem dos materiais derivados do petróleo, do vidro do metal a reciclagem do papel, como a diminuição do consumo de embalagens de alimentos industrializados a importância de plantarmos árvores e o cuidado com nossos rios.

A Ecocaminhada prevista para dia 26 de abril só aconteceu em 22 de maio.Após uma séria estiagem. Nossos manancias de água naqueles dias estavam esgotados e já necessitamos trazer água de longe para a suprir a falta em muitos pontos da cidade. A natureza verde sentia os reflexos da falta de chuva em suas plantas murchas,secas e desbotadas. Mas no dia 26 , dia da Caminhada, soaram trovoadas e muita chuva foi derramada para abrandar a secura das ramagens e encher nossos rios.

Na possibilidade de caminharmos com a chuva, decidimos transferir a caminhada para o dia 22 de maio e num misto de marcha ao som dos tambores que ressoavam anunciando um novo tempo e sob a orientação de bandeiras como que abrindo novos caminhos a serem percorridos marchamos para o eco-parque saindo de fronte a Catedral Santo Antonio. À saída me senti emocionada. Muitos que nos viam a principio não sabendo o que fazíamos ou representávamos, vendo as faixas se alongavam sobre seus corpos para ler. Do alto dos edifícios pessoas saiam às janelas e sacadas orientados pelo som da Banda da Escola Marechal Bormann que com garra abrilhantou o momento que pretendíamos tocar corações e mentes do povo Chapecoense para os problemas ambientais de nosssa cidade e do planeta.

Chegamos ao eco-parque nosso destino final, um dos poucos espaços onde os ecossistemas ainda são preservados em Chapecó. Plantamos uma árvore nativa como símbolo de um novo começo, ouvimos canções ao som do violão de Orídes, apreciamos evoluções da Banda e foram doadas mudas e sementes de árvores nativas ao povo ali presente. Foi uma tarde significativa !


LA CAMINHADA



Número especial dedicado a
SOSTIERRA 2007

SOSTIERRA 2007


AUSPICIADORES


SOS TIERRA
Chapeco-Brasil
ZONA DE ARTE
Bs As, Argentina
CANAL CERO
Bs As, Argentina
AAVIV
Bs As, Argentina
VIDEO BARDO
Bs As, Argentina
 Revista IMAGINARTE
Bs As, Argentina
IUNA
Bs As, Argentina
HETEROGÉNESIS
Suecia

SOSTIERRA 2005